RECURSOS > Banco de atividades > Atividade #2

Compreender e Transformar o Espaço à nossa volta

SOBRE A ATIVIDADE #2

Esta atividade enquadra-se nas atividades de Tipo II e tem como principal objetivo fomentar nos alunos um trabalho de investigação, caracterização, projeção e transformação do espaço circundante à sua escola ou centro educativo. A atividade estrutura-se em diversos momentos:

Momento 1 – Preparação

Preparação da base de trabalho, por meio da elaboração de um suporte impresso ou projetado do espaço circundante à escola ou centro educativo, utilizando as fontes de imagens disponíveis no Google Earth ou no Portal SNIG da Direção-Geral do Território. Este suporte incluirá: 1) uma imagem aérea da área circundante à escola ou espaço educativo, com este espaço como ponto central e abrangendo uma área quadrada de 800x800 metros; 2) divisão dessa área em 25 quadrados iguais; 3) identificação de cada um dos 25 quadrados/setores com letras (A a E) e números (1 a 5).

Para o efeito poderá usar a base do ficheiro PowerPoint© que aqui se diponibiliza, onde poderá inserir e escalar a imagem do mapa previamente organizado e "enviar para o fundo" de modo a que a grelha fornecida fique em 1º plano no ecrã. Concluido o processo e gravado o ficheiro PPTX, deverá voltar a "gravar como" PDF. O ficheiro PDF será a base para a impressão do tabuleiro. Para o efeito deverá recorrer-se a um serviço de impressão digital de grandes formatos, recomendando-se a impressão em suporte rígido. O formato final da impressão deverá ser 250cm x 250cm, pelo que essa instrução deve ser expressamente indicada aquando da adjudicação do serviço de impressão e corte dos 25 quadrados de 50cm x 50 cm que constituirão o puzzle.

Momento 2 – Desenvolvimento

Atribuição dos 24 setores (excluindo o quadrado central da escola) aos diversos grupos de alunos. Cada grupo de alunos desenvolverá a atividade seguindo os pontos seguintes: 1) identificação dos quadrados/setores alvo de cada grupo de trabalho; 2) elaboração da caracterização – Como é HOJE?; 3) elaboração da proposta – O que alterariam AGORA?; 4) realização da investigação – Como terá sido há 100 anos?; 5) elaboração da projeção – Como será daqui a 100 anos?

Momento 3 – Exposição

Apresentação e exposição dos trabalhos pelos diferentes grupos de trabalho.

RECURSOS DA ATIVIDADE

Folha base para a atividade:

O seguinte link permite o acesso à folha base para a realização da atividade. A folha deve ser impressa no formato A3 e distribuida a cada aluno, ou grupo de alunos.  LINK para a FOLHA A3


Video de tutorial :

Em complemento, disponibiliza-se o vídeo com o tutorial geral da atividade.