2ª AÇÃO DE FORMAÇÃO DO PPAS - DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADE CRÍTICA E SENTIDO DE PERTENÇA DO ESPAÇO ENVOLVENTE

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A segunda ação de formação promovida pelo PPAS, que teve lugar no sábado, dia 6 de janeiro de 2024, marcou um momento importante na capacitação dos professores, focando-se no desenvolvimento do sentido de pertença e da capacidade crítica dos alunos em relação à Arquitetura e à Paisagem. Este encontro formativo foi concebido para proporcionar aos professores um conjunto de estratégias eficazes para despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes, promover uma abordagem crítica e reflexiva, e fomentar um sentimento de responsabilidade e conexão com o património arquitetónico e paisagístico.

O programa foi dividido em duas partes complementares. A manhã iniciou-se com um seminário, transmitido em direto pelo canal da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), que contou com a participação de distinguidos académicos da FAULisboa. Cada convidado trouxe para o debate temas que desafiaram as conceções tradicionais sobre o ensino da arquitetura e da paisagem, proporcionando novas perspetivas e abordagens pedagógicas.

O Arquiteto e Professor, Doutor João Paulo Martins apresentou uma lição sobre “Design: Do Grafismo na Cidade ao Mobiliário na Arquitetura”, explorando a importância do design em diferentes escalas urbanas e a sua influência na perceção do espaço arquitetónico. A Arquiteta e Professora, Doutora Ana Marta Feliciano focou-se na “Arquitetura e Materialidade na Obra de Peter Zumthor”, abordando o modo como a materialidade influencia a experiência espacial e a conexão emocional com os lugares. Por fim, o Arquiteto Paisagista e Professor, Doutor Jorge Cancela ofereceu uma perspetiva sobre “Um Lugar no Mundo, Paisagem e Identidade”, destacando a relevância da paisagem na construção da identidade individual e coletiva.

A tarde prosseguiu com uma sessão síncrona que permitiu aos participantes aprofundar os temas discutidos de manhã e envolverem-se num debate produtivo. Este momento foi essencial para consolidar o conhecimento adquirido, permitindo uma troca rica de ideias e experiências entre os formadores presentes.

Esta formação evidenciou a importância de abordar a educação arquitetónica e paisagística de maneira que transcenda a mera transmissão de conhecimento técnico, incentivando uma ligação emocional e responsável com o ambiente construído e natural. Além disso, sublinhou o papel crucial dos educadores na criação de futuros cidadãos conscientes, capazes de valorizar e contribuir positivamente para o património cultural e ambiental.

Através destas iniciativas, o PPAS reafirma o seu compromisso com uma educação que prepara os jovens para serem pensadores críticos e agentes ativos na preservação e valorização do nosso património arquitetónico e paisagístico, promovendo um futuro mais sustentável e inclusivo.

A sessão matinal foi transmitida em streaming e encontra-se disponível para visualização no canal da DGEstE no Youtube: Assistir no Youtube