FORMAÇÃO > Módulo 1

MÓDULO 1

FUNDAMENTOS TEÓRICOS - ARQUITETURA, PAISAGEM E SUSTENTABILIDADE


Formação Online

Sábado

16 DE DEZEMBRO DE 2023

Entidade Formadora:

UNIVERSIDADE DE LISBOA / FACULDADE DE ARQUITETURA

Assistir à gravação do Módulo 1A:

clique aqui...

SOBRE O MÓDULO

Este módulo centra-se nos aspetos teóricos e nos conceitos fundamentais de Arquitetura, Paisagem e Sustentabilidade. Aborda tópicos como a história da arquitetura e paisagem, os princípios da arquitetura sustentável, os elementos e processos envolvidos na criação de paisagens e a importância da sustentabilidade na arquitetura e paisagem. Este módulo proporcionará aos professores o contacto com conhecimentos e ferramentas necessárias para compreender e transmitir estes conceitos aos seus alunos e estrutura-se da seguinte forma:

MÓDULO 1A

(manhã: 10.00 – 13.00)

PROGRAMA

10:00 - SESSÃO DE ABERTURA

Francisco Oliveira, arquiteto - professor na FAULisboa

10:10 - DOMESTICAR A TERRA: da pegada ao monumento

Paulo Pereira, historiador - professor na FAULisboa

10:50 - ARQUITETURA, PROJETO E CULTURA: Como entender a sua influência?

Miguel Baptista-Bastos, arquiteto - professor na FAULisboa

11:30 - INTERVALO

11:45 - PAISAGEM E SUSTENTABILIDADE

Graça Saraiva, arquiteta paisagista - Presidente do Observatório da Paisagem da Charneca e Investigadora no CIAUD-FAULisboa

12:25 - DEBATE

Moderação, Francisco Oliveira e Inês Marques

MÓDULO 1B

(tarde: 14.30 – 17.30)

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


INTRODUÇÃO

PARTE 1 – Fundamentos da Arquitetura na História

PARTE 2 – Compreensão da Paisagem e das suas Componentes

Intervalo – 15 minutos

PARTE 3 – Conceitos e Princípios da Arquitetura Sustentável

PARTE 4 - Orientações para a Prática Educativa

DEBATE



Formadores acreditados:

Francisco Oliveira, Margarida Louro, Eliana Nuñez

Apoio à formação:

Carolina Bello e Inês Marques

Oradores Convidados síntese curricular

Paulo Pereira

Historiador de Arte, Mestre em História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa e Doutor em História da Arquitetura pela FAUTL; Professor associado com agregação da FAUL. Participou como conferencista convidado em diversos seminários, palestras e congressos em Portugal e estrangeiro. Vice-Presidente do IPPAR entre 1995 e 2002. Dirigiu a História de Arte Portuguesa, em 3 vols., do Círculo de Leitores. Publicou, em 8 vols. Lugares Mágicos de Portugal, no Círculo de Leitores, 2004-2005; Arte Portuguesa. História Essencial (Temas & Debates, 2011); as colecções Decifrar a Arte Portuguesa (Círculo de Leitores, 8 vols, 2014) e Arte e Ciência (Círculo de Leitores, 5 vols, 2018) ; autor de Arquitectura Portuguesa. História Essencial (Temas & Debates/Bertrand, 2020).

Miguel Baptista-Bastos

Nasceu em Lisboa. Estudou na Escola Artística António Arroio e concluiu a Licenciatura (pré-Bolonha), Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, Mestrado e Doutoramento – todos na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Arquiteto, investigador e professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Organiza, dá conferências e workshops. Colaborou em atividades universitárias relacionadas com a gestão e a coordenação científica. Trabalhou em vários ateliers e teve escritório próprio, sendo autor e colaborador de projetos de arquitetura em Portugal e além-fronteiras.  É também autor de artigos publicados a nível nacional e internacional. Foi distinguido com diversos prémios e homenagens.

Graça Saraiva

Licenciada em Arquitectura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), com Mestrado em Planeamento Regional e Urbano (UTL) e Doutorada em Arquitectura Paisagista (ISA). Foi Docente no Departamento de Planeamento Biofísico e Paisagístico da Universidade de Évora, na Secção de Arquitectura Paisagista do ISA, no Instituto Superior Técnico e na Faculdade de Arquitectura/UL, onde se aposentou como Professora Associada. Foi Assessora do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, entre 2005 e 2009. É investigadora do CIAUD da FA/UL. É gestora de uma empresa agro-florestal no Ribatejo, onde é sediada a Associação Observatório de Paisagem da Charneca, de que é Presidente.

Formadores síntese curricular

Francisco Oliveira

Arquiteto, licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1993. Pós-graduado em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1999. Mestre em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 2001. Em outubro de 2008, obteve o grau de Doutor em Arquitetura na especialidade de Tecnologia e Gestão da Construção na FA-UTL. Atualmente é docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD).

Margarida Louro

Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 1993, onde obteve o grau de mestre em Cultura Arquitectónica Contemporânea e Construção da Sociedade Moderna, em 1998. Doutorou-se na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidad Politécnica da Cataluña (ETSAB-UPC) em 2005, desenvolveu atividade de pós-doutoramento entre estas duas instituições FA-UTL e ETSAB-UPC entre 2006 e 2010 e obteve a agregação em Arquitetura em 2017. Desde 1997 que é docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. É membro efetivo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), coordenadora do Gabinete FAJúnior e a da rede EPA – Educação pela Arquitetura.

Eliana Nuñez

Arquiteta licenciada pela Universidade Nacional da Colômbia em 2012 e mestre em Arquitetura pela Universidade do Porto em 2021. Desenvolveu o programa educativo de arquitetura para crianças no Museu Leopoldo Rother em Bogotá (2010-2012) e fundou o projeto A+A: Arte e Arquitetura para Crianças em 2014. Conduziu atividades educativas em arte, fotografia e arquitetura no Colégio de S. José, Coimbra (2015-2018). Colaborou com a ArkiPlay em projetos urbanos participativos em Matosinhos (2021-2022). A sua dissertação de mestrado focou-se nas práticas educativas arquitetónicas para crianças em Portugal. É fundadora e coordenadora da rede portuguesa EPA “Educação pela Arquitetura” e responsável pelos conteúdos educativos da Casa da Arquitetura.

Carolina Bello

É mestre em Arquitetura, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e pós-graduada em Curadoria de Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Interessa-se pela educação e pelas suas relações com a arte e a sua actividade profissional divide-se entre a arquitetura, a investigação do património e a mediação cultural. É fundadora da ursa, uma plataforma de investigação para a mediação e a educação artística, através da qual colabora junto dos serviços educativos de museus e outras instituições culturais, é membro da equipa coordenadora da rede EPA – Educação pela Arquitetura

Inês Marques

Arquiteta com Mestrado Integrado em Arquitetura de Interiores pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. O seu percurso profissional tem estado ligado à divulgação e promoção da arquitetura em várias instituições culturais. Em 2013 integrou a equipa executiva da Trienal de Arquitetura de Lisboa onde colaborou durante os seis anos seguintes. Durante esse período, esteve envolvida em vários projetos onde se destaca a coordenação do evento Open House Lisboa (2014-2018). Em 2019 é convidada a integrar a equipa da Fundação Centro Cultural de Belém com o objetivo de criar e coordenar o serviço educativo e programa público da Garagem Sul – Exposições de Arquitectura. Em 2022 inicia um conjunto de projetos paralelos de literacia em arquitetura entre os quais se destaca a Rede de Educação Pela Arquitetura.

Sumário dos conteúdos:

PARTE 1

Fundamentos da Arquitetura na História

A arquitetura, na sua essência, reflete a saga ininterrupta daquilo que é a existência humana, funcionando como um espelho que reflete as vicissitudes, os valores e os sonhos de cada época histórica. Nesta parte abordaremos a evolução da arquitetura ao longo da história, desde as primeiras civilizações até à atualidade, como se fosse um diário coletivo que narra a nossa caminhada pelo mundo que nos permite decifrar e contemplar a profundidade e a riqueza do percurso humano.

. Introdução

. Fundamentos de Arquitetura na História

. Pré-História (até c. 3000 a.C.)

. Antiguidade (c. 3000 a.C. – c. 400 d.C.)

. Idade Média (476 d.C. – c. 1500 d.C.)

. Renascimento (c. 1400 – c. 1600)

. Barroco e Rococó (c. 1600 – c. 1780)

. Século XIX: Neoclassicismo, Romantismo e Ecletismo

. Revolução Industrial: Engenharia e Inovação

. Início do século XX: Modernismo e as suas variantes

. Meados do século XX: Brutalismo e Pós-Modernismo

. Fim do século XX até ao presente: High-Tech e a Sustentabilidade

. Século XXI: Digitalização e Inovação

. Conclusão


Bibliografia e referências:

Benevolo, L. (1998). História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Editora Perspectiva.

Ching, F. D. K. (2013). Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem. São Paulo: Editora Bookman.

Giedion, S. (2004). Espaço, Tempo e Arquitetura: O Crescimento de uma Nova Tradição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

Summerson, J. (1982). A Linguagem Clássica da Arquitetura. São Paulo: Editora Martins Fontes.

Tafuri, M. (1988). Teorias e História da Arquitetura. Lisboa: Edições Presença


PARTE 2

Compreensão da Paisagem e das suas Componentes

As paisagens, enquanto manifestação dinâmica da interação entre forças naturais e humanas, passam hoje por processos de transformação acentuados. Esta parte foca-se na compreensão da paisagem e das suas diferentes componentes, ajudando a compreender o conceito enquanto uma síntese entre natureza e cultura. São abordadas componentes essenciais, tais como a geomorfologia, ecossistemas, e a influência humana na paisagem entre outras, lançado um olhar sobre as tendências passadas, atuais e futuras da evolução da paisagem.

. Introdução

. A Paisagem como Conceito

. Geomorfologia da Paisagem

. Ecossistemas e Biodiversidade

. Hidrografia e Clima

. História do Uso da Terra

. A Arquitetura e o Urbanismo

. Paisagens Culturais e Património

. Paisagens Rurais

. Paisagens Urbanas

. Paisagens Descaracterizadas

. Conclusão


Bibliografia e referências:

Schama, S. (1995). Landscape and memory. Alfred A. Knopf.

Appleton, J. (1975). The experience of landscape. Wiley.

Hayden, D. (1995). The Power of Place: Urban Landscapes as Public History. MIT Press.

Longstreth, R. (Ed.). (2008). Cultural Landscapes: Balancing Nature and Heritage in Preservation Practice. University of Minnesota Press.

Weisman, A. (2007). The World Without Us. St. Martin's Press.

PARTE 3

Conceitos e Princípios da Arquitetura Sustentável

A sustentabilidade é uma componente fundamental da arquitetura e da paisagem contemporâneos. Nesta parte os professores irão contactar com o que é a arquitetura sustentável, os princípios do design sustentável (como a eficiência energética, a utilização de materiais sustentáveis e a minimização do impacto ambiental), e o modo como estes princípios podem ser incorporados no discurso do ensino em geral.

. Introdução

. O Conceito de Sustentabilidade

. Evolução da Ideia de Sustentabilidade

. A Relevância Atual da Sustentabilidade na Arquitetura e Paisagem

. Princípios da Arquitetura Sustentável

. Desafios Futuros da Arquitetura Sustentável

. Conclusão


Bibliografia e referências:

Grober, U. (2020). The Idea of Sustainability: A Brief History. Green Books.

Caradonna, J. L. (2014). Sustainability: A History. Oxford University Press.

Bergman, D. (2012). Sustainable Design: A Critical Guide. Princeton Architectural Press.

Perkins, R. E. (2019). The Principles of Green Building Design and Construction. CRC Press.

Newman, P., Beatley, T., & Boyer, H. (2017). Resilient Cities: Overcoming Fossil Fuel Dependence. Island Press.

PARTE 4

Orientações para a prática educativa

No âmbito da conclusão do módulo 1, serão apresentadas diferentes abordagens para estimular a literacia do espaço, da arquitetura e da paisagem, apoiadas no uso de atividades didáticas, implementadas a partir de literatura infantil existente, orientadas para auxílio na explicação dos conceitos de Arquitetura, Paisagem e Sustentabilidade, fornecendo contextos visuais e inspiradores para a criatividade das crianças..

. POPVILLE

. O QUE HÁ NESTE LUGAR? Guia de exploração da paisagem

. A CASA DO FUTURO

. Encerramento


Bibliografia e referências:

Louro, M. (2017). A Casa do Futuro (C. Martinho, Il.). Livros Horizonte.

Sorman, J., Boisrobert, A., & Rigaud, L. (2010). Popville. Livros Bruaá.

Pedrosa, M. M. (2019). O que há neste lugar? Guia de exploração da paisagem (J. Estrela, Il.). Museu da Paisagem.


Atividades:

CASA DO FUTURO:

https://fajunior.fa.ulisboa.pt/id/livro-01---a-casa-do-futuro.html

POPVILLE:

https://www.bruaa.pt/docs/actividadespopville.pdf

O QUE HÁ NESTE LUGAR:

https://museudapaisagem.pt/SEducativo/