WORKSHOPS > Região Alentejo / Alter do Chão

WORKSHOP #3


Região Alentejo

Concelho de Alter do Chão

Agrupamento de Escolas de Alter do Chão

Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues


5 DE MARÇO DE 2024

SOBRE O WORKSHOP

O terceiro workshop do PPAS teve como cenário a Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues, localizada em Alter do Chão, no distrito de Portalegre. A sessão decorreu durante todo o dia e foi caracterizada pela participação ativa de quatro turmas, englobando cerca de 50 alunos dos 5º e 6º anos. O evento assentou em múltiplas iniciativas que contaram com a presença e envolvimento direto não só dos alunos mas também dos docentes da escola.

Os materiais didáticos e os recursos usados pela equipa do PPAS ao longo das atividades foram cedidos à escola para uso futuro, permitindo assim a continuidade pedagógica da ação através da reprodução das dinâmicas experimentadas durante as atividades realizadas.

Tanto alunos quanto professores demonstraram grande entusiasmo pelas atividades realizadas durante o workshop. Este facto reflete a relevância das temáticas abordadas, evidenciando uma receção positiva por parte de toda a comunidade educativa.

O workshop proporcionou aos participantes momentos de aprendizagem relevantes em domínios tão variados como Arquitetura, Património Cultural, Paisagem natural, rural e urbana e sustentabilidade, integrada com a dimensão humana. Fomentou-se deste modo uma maior sensibilidade perante o ambiente construído bem como um entendimento mais profundo sobre as suas conexões com princípios basilares relativos à qualidade espacial ambientalmente sustentável.

Este momento de partilha constituiu uma plataforma exemplar para estimular nas crianças e jovens uma consciência crítica acerca das questões arquitetónicas contemporâneas ligadas ao desenvolvimento sustentável – tema este cada vez mais preponderante nas discussões globais sobre conservação ambiental aliada ao progresso social equilibrado, sendo que as sessões de trabalho foram estruturadas da seguinte forma:

MANHÃ

(9:00 – 13:00)

PROGRAMA

9:00 - SESSÃO DE APRESENTAÇÃO

9:30 - MONTAGEM DE MAPA E PREPARAÇÃO DE VISITA

10:30 - VISITA DE ESTUDO EM TORNO DA ESCOLA

11:30 - ATIVIDADE:  JOGO PAISAGEM E ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS

13:00 - Pausa para almoço

TARDE

(14.00 – 17.00)

PROGRAMA


14:00 - ATIVIDADE: Compreender e transformar o espaço à nossa volta

15:30 - APRESENTAÇÃO EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

16:30 - ENCERRAMENTO

ESPREITA O VÍDEO !

GALERIA DE IMAGENS

Formadores síntese curricular

Margarida Louro

Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 1993, onde obteve o grau de mestre em Cultura Arquitectónica Contemporânea e Construção da Sociedade Moderna, em 1998. Doutorou-se na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidad Politécnica da Cataluña (ETSAB-UPC) em 2005, desenvolveu atividade de pós-doutoramento entre estas duas instituições FA-UTL e ETSAB-UPC entre 2006 e 2010 e obteve a agregação em Arquitetura em 2017. Desde 1997 que é docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. É membro efetivo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), coordenadora do Gabinete FAJúnior e a da rede EPA – Educação pela Arquitetura.

Francisco Oliveira

Arquiteto, licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1993. Pós-graduado em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1999. Mestre em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 2001. Em outubro de 2008, obteve o grau de Doutor em Arquitetura na especialidade de Tecnologia e Gestão da Construção na FA-UTL. Atualmente é docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD).

Inês Marques

Arquiteta com Mestrado Integrado em Arquitetura de Interiores pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. O seu percurso profissional tem estado ligado à divulgação e promoção da arquitetura em várias instituições culturais. Em 2013 integrou a equipa executiva da Trienal de Arquitetura de Lisboa onde colaborou durante os seis anos seguintes. Durante esse período, esteve envolvida em vários projetos onde se destaca a coordenação do evento Open House Lisboa (2014-2018). Em 2019 é convidada a integrar a equipa da Fundação Centro Cultural de Belém com o objetivo de criar e coordenar o serviço educativo e programa público da Garagem Sul – Exposições de Arquitectura. Em 2022 inicia um conjunto de projetos paralelos de literacia em arquitetura entre os quais se destaca a Rede de Educação Pela Arquitetura.