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MÓDULO 2

DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADE CRÍTICA E SENTIDO DE PERTENÇA DO ESPAÇO ENVOLVENTE


Formação Online

Sábado

6 DE JANEIRO DE 2024

Entidade Formadora:

UNIVERSIDADE DE LISBOA / FACULDADE DE ARQUITETURA

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SOBRE O MÓDULO

Este módulo focar-se-á no desenvolvimento do sentido de pertença e da capacidade crítica em relação à Arquitetura e à Paisagem. Nesta formação os professores aprenderão estratégias para estimular o interesse e a curiosidade dos alunos, modos de promover o pensamento crítico e reflexivo e formas de cultivar e estimular um sentido de pertença e responsabilidade em relação ao património arquitetónico e paisagístico. O módulo tem como objetivo dotar os professores de ferramentas e técnicas para incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e fortalecer o seu sentido de pertença e responsabilidade comunitária. O módulo está estruturado da seguinte maneira:

MÓDULO 2A

(manhã: 10.00 – 13.00)

PROGRAMA

10:00 - SESSÃO DE ABERTURA

Margarida Louro, arquiteta - professora na FAULisboa

10:10 - DESIGN: DO GRAFISMO NA CIDADE AO MOBILIÁRIO NA ARQUITETURA

João Paulo Martins, arquiteto - professor na FAULisboa

10:50 - ARQUITETURA E MATERIALIDADE NA OBRA DE PETER ZUMTHOR

Ana Marta Feliciano, arquiteta - professor na FAULisboa

11:30 - INTERVALO

11:45 - UM LUGAR NO MUNDO, PAISAGEM E IDENTIDADE

Jorge Cancela, arquiteto paisagista - professor na FAULisboa

12:25 - DEBATE

Moderação, Margarida Louro e Inês Marques

MÓDULO 2B

(tarde: 14.30 – 17.30)

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


INTRODUÇÃO

PARTE 1 – A Importância do Espaço, Construção de identidade e Sentido de Pertença  

PARTE 2 – Promoção do Pensamento Crítico, Participação Cidadã e Responsabilidade Comunitária  

Intervalo – 15 minutos

PARTE 3 – Interpretação de Planos, Mapas e Modelos Arquitetónicos  

CONCLUSÃO - Orientações para a Prática Educativa

DEBATE


Formadores acreditados:

Margarida Louro, Eliana Nuñez, Francisco Oliveira

Apoio à formação:

Carolina Bello e Inês Marques

Oradores Convidados síntese curricular

João Paulo Martins

Lisboa, 1965. Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 1988; Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, em1995; Doutor em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa, em 2006. É Professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, desde 1996. Investiga, publica e organiza exposições na área da História da Arquitetura e do Design em Portugal. Foi colaborador do atelier Daciano da Costa (1988-2002), com trabalhos em design de mobiliário, interiores e arquitetura.

Ana Marta Feliciano

Arquiteta, licenciada em 1995 pela FAUTL, colaborou com o Arq. Víctor Figueiredo 1993-1996, exercendo desde 1996 atividade profissional como autora de projetos de Arquitetura e Urbanismo. Em 2001 obteve o grau de mestre em Arquitetura da Habitação pela FAUTL e em 2007 obteve o grau de Doutor Europeu em Arquitetura, pela ETSAM de Madrid. Desde 1997 é docente da FAUL onde leciona disciplinas de Projeto de Arquitetura, publicando regularmente em revistas e livros de Arquitetura e Urbanismo e orientado em Portugal e no estrangeiro seminários e workshops de arquitetura. É membro integrado do CIAUD, tendo como interesses de investigação a Reabilitação Urbana e Arquitetónica, a Arquitetura Experimental e a Casa e a Habitação num contexto culturalmente alargado.

Jorge Cancela

Arquiteto-paisagista, mestre em gestão do ambiente, doutor em urbanismo. Professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Arquitetos-Paisagistas. Experiência profissional, nacional e internacional em projetos de espaços exteriores, recuperação da paisagem, estudos ambientais, agro-ecologia, planos de ordenamento territorial.

Formadores síntese curricular

Margarida Louro

Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 1993, onde obteve o grau de mestre em Cultura Arquitectónica Contemporânea e Construção da Sociedade Moderna, em 1998. Doutorou-se na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidad Politécnica da Cataluña (ETSAB-UPC) em 2005, desenvolveu atividade de pós-doutoramento entre estas duas instituições FA-UTL e ETSAB-UPC entre 2006 e 2010 e obteve a agregação em Arquitetura em 2017. Desde 1997 que é docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. É membro efetivo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), coordenadora do Gabinete FAJúnior e a da rede EPA – Educação pela Arquitetura.

Eliana Nuñez

Arquiteta licenciada pela Universidade Nacional da Colômbia em 2012 e mestre em Arquitetura pela Universidade do Porto em 2021. Desenvolveu o programa educativo de arquitetura para crianças no Museu Leopoldo Rother em Bogotá (2010-2012) e fundou o projeto A+A: Arte e Arquitetura para Crianças em 2014. Conduziu atividades educativas em arte, fotografia e arquitetura no Colégio de S. José, Coimbra (2015-2018). Colaborou com a ArkiPlay em projetos urbanos participativos em Matosinhos (2021-2022). A sua dissertação de mestrado focou-se nas práticas educativas arquitetónicas para crianças em Portugal. É fundadora e coordenadora da rede portuguesa EPA “Educação pela Arquitetura” e responsável pelos conteúdos educativos da Casa da Arquitetura.

Francisco Oliveira

Arquiteto, licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1993. Pós-graduado em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1999. Mestre em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 2001. Em outubro de 2008, obteve o grau de Doutor em Arquitetura na especialidade de Tecnologia e Gestão da Construção na FA-UTL. Atualmente é docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD).

Carolina Bello

É mestre em Arquitetura, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e pós-graduada em Curadoria de Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Interessa-se pela educação e pelas suas relações com a arte e a sua actividade profissional divide-se entre a arquitetura, a investigação do património e a mediação cultural. É fundadora da ursa, uma plataforma de investigação para a mediação e a educação artística, através da qual colabora junto dos serviços educativos de museus e outras instituições culturais, é membro da equipa coordenadora da rede EPA – Educação pela Arquitetura

Inês Marques

Arquiteta com Mestrado Integrado em Arquitetura de Interiores pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. O seu percurso profissional tem estado ligado à divulgação e promoção da arquitetura em várias instituições culturais. Em 2013 integrou a equipa executiva da Trienal de Arquitetura de Lisboa onde colaborou durante os seis anos seguintes. Durante esse período, esteve envolvida em vários projetos onde se destaca a coordenação do evento Open House Lisboa (2014-2018). Em 2019 é convidada a integrar a equipa da Fundação Centro Cultural de Belém com o objetivo de criar e coordenar o serviço educativo e programa público da Garagem Sul – Exposições de Arquitectura. Em 2022 inicia um conjunto de projetos paralelos de literacia em arquitetura entre os quais se destaca a Rede de Educação Pela Arquitetura.

Sumário dos conteúdos:

PARTE 1

A Importância do Espaço, Construção de Identidade e Sentido de Pertença

A arquitetura ou de forma mais abrangente o espaço, assume um protagonismo essencial nas nossas vidas, tanto na dimensão individual como coletiva. Perceber as formas como apropriamos desse espaço, assume-se como uma condição fundamental na construção da nossa identidade e do sentido de pertença em relação ao espaço envolvente. Deste modo corpo e território interagem de forma integrada, a partir da construção do conceito de escala, enfatizando o seu potencial como veículo de apropriação e aprendizagem, e sobretudo como crucial no processo de conhecimento e educação.

. Introdução

. Sobre a importância da arquitetura/espaço nas nossas vidas:

. Dimensão individual (condição existencial; condição fundamental;  condição omnipresente)

. Dimensão coletiva (mediador social; motor artístico e cultural; suporte ao desenvolvimento económico; estruturante na estabilidade política; fundamental na sustentabilidade ambiental)

. Sobre a apropriação espacial:

. O espaço (o espaço vivencial; o espaço referencial; o espaço espaço global)

. A escala (o corpo e o território)

. Conclusão


Bibliografia e referências:

Calvino, I. (1990). As Cidades Invisíveis. Lisboa: Editorial Teorema.

Corbusier, L. (2010). Modulor/Modulor 2. Lisboa: Orfeu Negro.

Husserl, Ed. (1989) A Ideia da Fenomenologia. Lisboa: Edições 70.

Louro, M. (coord.); et al. (2017). Objeto, Edifício, Cidade – propostas para habitar num planeta pequeno/Object, Building, City - Proposals to inhabit on a small planet. Lisboa: BytheBook.


https://unric.org/en/8-billion-people-10-facts-on-the-worlds-population/

https://www.youtube.com/watch?v=_eEXM0raA5M&feature=youtu.be

http://www.demographia.com/db-worldua.pdf


PARTE 2

Promoção do Pensamento Crítico, Participação Cidadã e Responsabilidade Comunitária

O pensamento crítico é incontornável para a avaliação e ponderação criteriosa da avalanche informativa com que somos diariamente confrontados, desempenhando um papel primordial na defesa contra a desinformação. Complementarmente, a participação cidadã requer um comprometimento com as dinâmicas das comunidades e uma presença ativa nas decisões de carácter coletivo. Por sua vez, assumir responsabilidades a nível comunitário implica compreender o impacto das nossas escolhas no tecido social e no ambiente natural ao nosso redor, estimulando assim comportamentos éticos e a adoção de práticas sustentáveis.

. Introdução

. O Pensamento Crítico

. Participação Cidadã

. Responsabilidade Comunitária

. Interseção e Síntese

. O Pensamento Crítico e as Crianças

. Métodos para Incentivar o Pensamento Crítico

. Promovendo a Participação Cidadã nas Novas Gerações

. Responsabilidade Comunitária: Uma Lição de Vida

. Casos de Sucesso na Educação para Pensamento Crítico e Responsabilidade Comunitária

. Conclusão


Bibliografia e referências:

Freire, P. (1970). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.

Gehl, J. (2013). Cidades para pessoas. Perspectiva.

Kincheloe, J. L., & Weil, D. (Eds.). (2004). Critical Thinking and Learning: An Encyclopedia for Parents and Teachers. Greenwood.

Tonucci, F. (2019). A Cidade das Crianças. Faktoria K de Livros.

PARTE 3

Interpretação de Planos, Mapas e Modelos Arquitetónicos

A representação emerge como elemento fundamental no processo de criação, transmissão e interpretação do espaço edificado e natural. Transcende a simples geração de imagens, originando uma linguagem visual capaz de ultrapassar fronteiras linguísticas e culturais. A capacidade de interpretar planos, mapas e modelos arquitetónicos assume-se assim como uma competência fundamental para compreender e apropriar a arquitetura e a paisagem, para o reconhecimento do espaço e respetivo sentido de pertença.

. Introdução

. Fundamentos da representação arquitetónica e paisagística               

. Leitura e interpretação de planos arquitetónicos                      

. Conclusão


Bibliografia e referências:

Ching, F. D. K. (2015). Architectural Graphics (6ª ed.). John Wiley & Sons.

Hutchison, E. (2011). Drawing for landscape architecture: Sketch to screen to site. Thames & Hudson.

Rasmussen, S. E. (1964). Experiencing Architecture (2nd ed.). The MIT Press.

Unwin, S. (2014). Analysing Architecture (4th ed.). Routledge.

PARTE 4

Orientações para a prática educativa

No âmbito da conclusão do módulo 2, serão apresentadas diferentes abordagens para estimular a capacidade crítica e sentido de pertença, apoiadas em atividades didáticas, implementadas a partir de literatura existente.

. Introdução

. AMIGOS DO PEITO

. A ÁRVORE GENEROSA

. UMA FAMÍLIA DE PORTAS

. Encerramento


Bibliografia e referências:

Thebas, C. (2014). Amigos do Peito (V. Lópiz, Il.). Livros Bruaá.

Silverstein, S. (2008). A Árvore Generosa. Livros Bruaá.

Louro, M. (2018). Uma Família de Portas (J. Gonçalves, Il.). Livros Horizonte.


Atividades:

AMIGOS DO PEITO:

http://violetalopiz.blogspot.com/

https://blog.picturebookmakers.com/post/103458831991/violeta-lópiz

A ÁRVORE GENEROSA:

https://www.bruaa.pt/docs/actividadesarvoregenerosa.pdf

UMA FAMÍLIA DE PORTAS:

https://fajunior.fa.ulisboa.pt/id/livro-03---familia-de-portas.html