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MÓDULO 3

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DA ARQUITETURA E DA PAISAGEM



Formação Online

Sábado

20 DE JANEIRO DE 2024

Entidade Formadora:

UNIVERSIDADE DE LISBOA / FACULDADE DE ARQUITETURA

Assistir à gravação do Módulo 3A:

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SOBRE O MÓDULO

Neste módulo, pretende-se que os professores conheçam aspetos sobre a integração da educação para a sustentabilidade nas suas aulas. Esta ação de formação incluiu tópicos como a relação entre sustentabilidade e cidadania, a conexão entre arquitetura e paisagem e o ambiente natural, e o modo como ensinar os alunos a valorizarem e preservarem o património arquitetónico e paisagístico. Serão fornecidas estratégias pedagógicas para transmitir estes conceitos de forma envolvente, estimulante e eficaz, também através da exposição e análise de casos de referência e boas práticas e estrutura-se da seguinte forma:

MÓDULO 3A

(manhã: 10.00 – 13.00)

PROGRAMA

10:00 - SESSÃO DE ABERTURA

Inês Marques, arquiteta

10:10 - AS CIDADES INVISÍVEIS - olhar, refletir e projetar

Atelier PARTO

10:50 - O BRINCAR COMO LUGAR DE INVESTIGAÇÃO DA PAISAGEM E DA SUSTENTABILIDADE

1,2,3 Macaquinho do Xinês

11:30 - INTERVALO

11:45 - PAISAGENS RURAIS E URBANAS, AS ÁRVORES COMO PROTAGONISTAS PRINCIPAIS

Conceição Colaço, engenheira florestal Investigadora no ISA

12:25 - DEBATE

Moderação, Inês Marques e Eliana Nuñez

MÓDULO 3B

(tarde: 14.30 – 17.30)

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


INTRODUÇÃO

PARTE 1 – Habitar um Planeta Pequeno

PARTE 2 – A Sustentabilidade dos Edifícios

Intervalo – 15 minutos

PARTE 3 – Espaço Público e Cidadania

PARTE 4 – Orientações para a Prática Educativa

DEBATE




Formadores acreditados:

Margarida Louro, Eliana Nuñez, Francisco Oliveira

Apoio à formação:

Carolina Bello e Inês Marques

Oradores Convidados síntese curricular

Atelier PARTO

Parto é um atelier de arquitetura cuja prática incorpora projetos de índole comunitária centrados na ecologia, horticultura e sustentabilidade. A concepção e orientação das oficinas ‘Plantar a Cidade’ (2022) e ‘Dentro de sala, fora de cena’ (2023), ambas organizadas pela Garagem Sul CCB, abriram as portas da pedagogia, motivando a itinerância por escolas e o contacto com diferentes grupos. A par dessas oficinas, esteve em residência na Escola Gil Vicente, onde desenvolveu um workshop com o 5.º ano, com o qual concebeu e construiu a ‘Sala Redonda’ – um anfiteatro ao ar livre, aberto ao encontro e ao diálogo.

1,2,3 Macaquinho do Xinês

Uma associação sem fins lucrativos que tem como missão defender e promover o Direito a Brincar (ONU, 1989). Ao longo deste tempo trabalhámos em parceria com municípios, escolas públicas, IPSSs e outros, atingindo cerca de 3000 crianças e adultos que em conjunto brincaram cerca de 8 mil horas e partilhámos as nossa práticas com mais de 200 profissionais de educação e de saúde. O Macaquinho foi fundado em 2016 reunindo e desenvolvendo um conhecimento multidisciplinar que pretende servir, através das melhores práticas, a promoção de contextos de brincadeira que vão de encontro às necessidades biológicas, psicológicas e sociais das crianças.

Conceição Colaço

Engenheira florestal pelo Instituto Superior de Agronomia, com pós-graduação em educação ambiental e doutoramento em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Investigadora no Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves" do ISA na Universidade de Lisboa, trabalha interligando as áreas da educação ambiental e sociologia com as ciências florestais. Coordena e é investigadora em projetos nacionais e internacionais na área dos incêndios rurais, invasoras e o uso tradicional do fogo. No contexto educativo coordenou o manual de EA para as florestas, coordenou e desenhou a exposição “fogo frio”, coordena o programa de educação ambiental do CEABN/ISA e tem sido consultora nesta área para entidades nacionais (AGIF, ICNF) e internacionais (FAO/ONU). l.

Formadores síntese curricular

Margarida Louro

Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 1993, onde obteve o grau de mestre em Cultura Arquitectónica Contemporânea e Construção da Sociedade Moderna, em 1998. Doutorou-se na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidad Politécnica da Cataluña (ETSAB-UPC) em 2005, desenvolveu atividade de pós-doutoramento entre estas duas instituições FA-UTL e ETSAB-UPC entre 2006 e 2010 e obteve a agregação em Arquitetura em 2017. Desde 1997 que é docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. É membro efetivo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), coordenadora do Gabinete FAJúnior e a da rede EPA – Educação pela Arquitetura.

Eliana Nuñez

Arquiteta licenciada pela Universidade Nacional da Colômbia em 2012 e mestre em Arquitetura pela Universidade do Porto em 2021. Desenvolveu o programa educativo de arquitetura para crianças no Museu Leopoldo Rother em Bogotá (2010-2012) e fundou o projeto A+A: Arte e Arquitetura para Crianças em 2014. Conduziu atividades educativas em arte, fotografia e arquitetura no Colégio de S. José, Coimbra (2015-2018). Colaborou com a ArkiPlay em projetos urbanos participativos em Matosinhos (2021-2022). A sua dissertação de mestrado focou-se nas práticas educativas arquitetónicas para crianças em Portugal. É fundadora e coordenadora da rede portuguesa EPA “Educação pela Arquitetura” e responsável pelos conteúdos educativos da Casa da Arquitetura.

Francisco Oliveira

Arquiteto, licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1993. Pós-graduado em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1999. Mestre em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 2001. Em outubro de 2008, obteve o grau de Doutor em Arquitetura na especialidade de Tecnologia e Gestão da Construção na FA-UTL. Atualmente é docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD).

Carolina Bello

É mestre em Arquitetura, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e pós-graduada em Curadoria de Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Interessa-se pela educação e pelas suas relações com a arte e a sua actividade profissional divide-se entre a arquitetura, a investigação do património e a mediação cultural. É fundadora da ursa, uma plataforma de investigação para a mediação e a educação artística, através da qual colabora junto dos serviços educativos de museus e outras instituições culturais, é membro da equipa coordenadora da rede EPA – Educação pela Arquitetura

Inês Marques

Arquiteta com Mestrado Integrado em Arquitetura de Interiores pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. O seu percurso profissional tem estado ligado à divulgação e promoção da arquitetura em várias instituições culturais. Em 2013 integrou a equipa executiva da Trienal de Arquitetura de Lisboa onde colaborou durante os seis anos seguintes. Durante esse período, esteve envolvida em vários projetos onde se destaca a coordenação do evento Open House Lisboa (2014-2018). Em 2019 é convidada a integrar a equipa da Fundação Centro Cultural de Belém com o objetivo de criar e coordenar o serviço educativo e programa público da Garagem Sul – Exposições de Arquitectura. Em 2022 inicia um conjunto de projetos paralelos de literacia em arquitetura entre os quais se destaca a Rede de Educação Pela Arquitetura.

Sumário dos conteúdos:

PARTE 1

Habitar um Planeta Pequeno

Habitar o planeta assume-se como uma condição básica da existência humana que se confronta hoje com os grandes desafios da sustentabilidade face ao crescimento populacional exponencial e à equilibrada gestão dos recursos existentes. Encontrar estratégias integradas e adequadas aos diversos contextos de atuação, em diferentes partes do mundo, assume-se como o foco desta abordagem, na construção de uma consciência prática sobre a problemática a partir da investigação produzida em contexto académico.

. Introdução - Habitar o planeta e as questões da sustentabilidade

. O Projeto de Investigação: Casas para um Planeta Pequeno

. Enquadramento – Crescimento populacional

. Exemplos de Projetos de Intervenção (Hong Kong, Bangladesh,Haiti, Brasil, EUA, México, Tailândia, Filipinas, India, Angola, Portugal/Lisboa, Japão, Moldávia, Londres, Moçambique, Portugal/Porto, Portugal/Parede, Ucrânia)

. Conclusão


Bibliografia e referências:

Ascher, François (2010). Novos Princípios do Urbanismo, seguido de Novos Compromissos Urbanos - um léxico. Lisboa: Livros Horizonte.

Louro, M. (coord.); et al. (2017). Objeto, Edifício, Cidade – propostas para habitar num planeta pequeno. Lisboa: BytheBook.

Mascarenhas, Jorge (2018). Cidades e Territórios Inteligentes, Sustentáveis e Inclusivos. Lisboa: Livros Horizonte

Rogers, Richard; Gumuchdjian, Philip (2001). Cidades para um Pequeno Planeta. Barcelona: Gustavo Gili.


Website Casas Para um Planeta Pequeno

Trabalhos Finais de Mestrado


PARTE 2

A Sustentabilidade dos Edifícios

A arquitetura sustentável representa a harmonização de edifícios com o meio natural e cultural, priorizando a eficiência energética e a resposta às necessidades sociais e ambientais. Este conceito abrange múltiplas abordagens teóricas e práticas inovadoras em construção ecológica, refletindo um compromisso com a coexistência harmoniosa entre humanidade e natureza. Exploramos casos exemplares de Arquitetura Sustentável que revelam construções respeitosas para com o planeta enquanto testemunho da consciência e compromisso para com um futuro mais equilibrado.

. Introdução

. Eficiência Energética: O Primeiro Passo para a Sustentabilidade

. Materiais Sustentáveis: Escolhas que Fazem a Diferença

. A Importância da Água: Uso e Reuso

. Integrando o Edifício com o seu Contexto

. Projeto e Inovação em Edifícios Sustentáveis

. Casos de Estudo e o Futuro da Arquitetura Sustentável

. Conclusão: A Sustentabilidade Como Padrão, Não Como Exceção.


Bibliografia e referências:

Bauer, M., Mösle, P., & Schwarz, M. (2009). Green Building: Guidebook for Sustainable Architecture. Berlin, Germany: Springer.

McDonough, W., & Braungart, M. (2013). The Upcycle: Beyond Sustainability - Designing for Abundance. New York, NY: North Point Press.

Johnston, D., & Gibson, S. (2008). Green from the Ground Up: Sustainable, Healthy, and Energy-Efficient Home Construction. Newtown, CT: Taunton Press.

Van der Ryn, S., & Cowan, S. (1996). Ecological Design. Washington, D.C.: Island Press.

PARTE 3

Espaço Público e Cidadania

As cidades enfrentam desafios colossais, necessitam urgentemente de abordagens inovadoras no seu planeamento. Explora-se a ideia das práticas colaborativas com comunidades locais enquanto ferramentas educativas cívicas e ambientais. Procura-se compreender o modo como intervenções temporárias ou artísticas podem impactar duradouramente no tecido urbano e nas comunidades.

. Introdução

. Co-criação Comunitária como Vetor de Educação Ambiental

. Educação Ambiental no Contexto Urbano: Estratégias e Impactos

. Participação Comunitária: Métodos e Resultados

. Arte Urbana e Apropriação Espacial: Manifestações Culturais como Ferramentas de envolvimento Cívico

. Resiliência Urbana e Intervenções Temporárias e Efémeras no Espaço Público

. Urbanismo Tático: Conceitos Fundamentais e Aplicação

. Conclusão 


Bibliografia e referências:

Young, A. (2014). Street Art, Public City: Law, Crime and the Urban Imagination. Routledge.

Lydon M., Garcia A.(2015) Tactical Urbanism - Short-term Action for Long-term Change. Island Press.

Gehl, J. (2010). Cities for People. Washington, D.C.: Island Press.

PARTE 4

Orientações para a prática educativa

No âmbito da conclusão do módulo 3, serão apresentadas diferentes abordagens para a educação para a sustentabilidade da arquitetura e da paisagem, apoiadas em atividades didáticas, implementadas a partir de filmes e literatura existente.

. Introdução

. MAN

. O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SENHOR JACINTO

. PLANETA A

. O PROTESTO

. VIAGEM À CIDADE AZUL

. PRAIA MAR

. Encerramento


Bibliografia e referências:

Man, Steve Cutts, 2012 (curta-metragem)

O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto, Bruno Caetano, 2019 (curta-metragem)

Planeta A, Fundação Calouste Gulbenkien e RTP, 2022 (série documental)

Lima, E. (2022). O Protesto. Orfeu Negro

Louro, M. (2022). Viagem à Cidade Azul (D. Patrocínio, Il.). Livros Horizonte.

Carvalho, B. (2022). Praia Mar. Planeta Tangerina


Atividades:

O PROTESTO:

https://lisboa5l.pt/ajanela/o-protesto/

VIAGEM À CIDADE AZUL:

https://fajunior.fa.ulisboa.pt/id/livro-05---cidade-azul.html

PRAIA MAR:

https://www.planetatangerina.com/wp-content/uploads/2019/05/10-prop_prof_praia-mar.pdf