FORMAÇÃO > Módulo 4

MÓDULO 4

PRÁTICAS

PEDAGÓGICAS E RECURSOS

DIDÁTICOS



Formação Online

Sábado

3 DE FEVEREIRO DE 2024

Entidade Formadora:

UNIVERSIDADE DE LISBOA / FACULDADE DE ARQUITETURA

Assistir à gravação do Módulo 4A:

clique aqui...

SOBRE O MÓDULO

Este módulo de formação foca-se na prática pedagógica, com ênfase particular na utilização de recursos didáticos e é direcionado para os professores do 2º Ciclo do Ensino Básico. Serão apresentadas diferentes abordagens para estimular a literacia do espaço, da arquitetura e da paisagem e está estruturado no sentido de apresentar e aplicar os conteúdos do Manual Digital do PPAS, permitindo fornecer um conjunto diversificado de estratégias e recursos que possam ser utilizados para transmitir aos alunos os conceitos da Arquitetura e Paisagem Sustentáveis, estando estruturado da seguinte forma:

MÓDULO 4A

(manhã: 10.00 – 13.00)

PROGRAMA

10:00 - SESSÃO DE ABERTURA

Inês Marques, arquiteta

10:10 - ATIVIDADES EDUCATIVAS INOVADORAS

Eliana Nuñez, arquiteta - Rede EPA

10:50 - CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO PPAS: recursos digitais para professores e alunos

Francisco Oliveira, arquiteto - Professor na FAULisboa

11:30 - INTERVALO

11:45 - APRESENTAÇÃO DO MANUAL PPAS

Margarida Louro, arquiteta - Professora na FAULisboa

12:25 - DEBATE

Moderação, Inês Marques

MÓDULO 4B

(tarde: 14.30 – 18.30)

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


INTRODUÇÃO

PARTE 1 – Manual PPAS: apresentação dos Blocos 1 e 2

PARTE 2 – Manual PPAS: apresentação dos Blocos 3 e 4

Intervalo – 15 minutos

PARTE 3 – Manual PPAS: apresentação dos Blocos 5 e 6

DEBATE




Formadores acreditados:

Margarida Louro, Eliana Nuñez, Francisco Oliveira

Apoio à formação:

Carolina Bello e Inês Marques

Formadores síntese curricular

Margarida Louro

Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 1993, onde obteve o grau de mestre em Cultura Arquitectónica Contemporânea e Construção da Sociedade Moderna, em 1998. Doutorou-se na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidad Politécnica da Cataluña (ETSAB-UPC) em 2005, desenvolveu atividade de pós-doutoramento entre estas duas instituições FA-UTL e ETSAB-UPC entre 2006 e 2010 e obteve a agregação em Arquitetura em 2017. Desde 1997 que é docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. É membro efetivo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), coordenadora do Gabinete FAJúnior e a da rede EPA – Educação pela Arquitetura.

Eliana Nuñez

Arquiteta licenciada pela Universidade Nacional da Colômbia em 2012 e mestre em Arquitetura pela Universidade do Porto em 2021. Desenvolveu o programa educativo de arquitetura para crianças no Museu Leopoldo Rother em Bogotá (2010-2012) e fundou o projeto A+A: Arte e Arquitetura para Crianças em 2014. Conduziu atividades educativas em arte, fotografia e arquitetura no Colégio de S. José, Coimbra (2015-2018). Colaborou com a ArkiPlay em projetos urbanos participativos em Matosinhos (2021-2022). A sua dissertação de mestrado focou-se nas práticas educativas arquitetónicas para crianças em Portugal. É fundadora e coordenadora da rede portuguesa EPA “Educação pela Arquitetura” e responsável pelos conteúdos educativos da Casa da Arquitetura.

Francisco Oliveira

Arquiteto, licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1993. Pós-graduado em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1999. Mestre em Arquitetura da Habitação, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 2001. Em outubro de 2008, obteve o grau de Doutor em Arquitetura na especialidade de Tecnologia e Gestão da Construção na FA-UTL. Atualmente é docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD).

Carolina Bello

É mestre em Arquitetura, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e pós-graduada em Curadoria de Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Interessa-se pela educação e pelas suas relações com a arte e a sua actividade profissional divide-se entre a arquitetura, a investigação do património e a mediação cultural. É fundadora da ursa, uma plataforma de investigação para a mediação e a educação artística, através da qual colabora junto dos serviços educativos de museus e outras instituições culturais, é membro da equipa coordenadora da rede EPA – Educação pela Arquitetura

Inês Marques

Arquiteta com Mestrado Integrado em Arquitetura de Interiores pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. O seu percurso profissional tem estado ligado à divulgação e promoção da arquitetura em várias instituições culturais. Em 2013 integrou a equipa executiva da Trienal de Arquitetura de Lisboa onde colaborou durante os seis anos seguintes. Durante esse período, esteve envolvida em vários projetos onde se destaca a coordenação do evento Open House Lisboa (2014-2018). Em 2019 é convidada a integrar a equipa da Fundação Centro Cultural de Belém com o objetivo de criar e coordenar o serviço educativo e programa público da Garagem Sul – Exposições de Arquitectura. Em 2022 inicia um conjunto de projetos paralelos de literacia em arquitetura entre os quais se destaca a Rede de Educação Pela Arquitetura.