RECURSOS > Banco de atividades > Atividade #1

Exploração dos Conceitos do PPAS

SOBRE A ATIVIDADE #1

Esta atividade enquadra-se nas atividades de Tipo II e visa mergulhar os alunos nos fundamentos do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), promovendo uma abordagem pedagógica que une conceitos teóricos à observação direta do ambiente circundante. O ponto inicial da atividade passa pela visualização e análise de uma apresentação resumida, que condensa os princípios do PPAS, interligando as ideias de paisagem, arquitetura e sustentabilidade, trabalhando a sua inter-relação. Esta síntese atua como um estímulo para o desenvolvimento de uma perspetiva crítica sobre o espaço que nos rodeia.

O foco desta atividade é a realização de uma incursão exploratória a pé, nas proximidades da escola ou centro educativo. Sob a orientação do professor ou educador, os estudantes são encorajados a observar atentamente e a documentar os diversos elementos que constituem a paisagem: desde componentes naturais até padrões demográficos, incluindo a morfologia dos edifícios, os meios de transporte disponíveis, as infraestruturas viárias e os equipamentos públicos. Este exercício prático tem como objetivo aprimorar a capacidade de análise espacial dos alunos.

Após esta fase exploratória, organiza-se um debate sobre as observações recolhidas. Este debate tem por objetivo avaliar os espaços visitados através de uma perspetiva qualitativa – distinguindo entre áreas de valor e outras menos privilegiadas – e sugerir intervenções estratégicas que possam valorizar e melhorar os espaços analisados. Encoraja-se o uso de diversos métodos de registo – textos, ilustrações, fotografias ou outros meios de expressão – como instrumentos para consolidar as informações obtidas.

Este processo pretende promover uma compreensão integrada do ambiente construído e fomentar nos alunos um sentido de responsabilidade cívica em relação à gestão sustentável do espaço habitado.

RECURSOS DA ATIVIDADE

Apresentação multimédia :

O seguinte link permite o acesso à apresentação multimédia dos conceitos base para a atividade. Após aceder à plataforma on-line onde está alojado o recurso, o educador poderá percorrer os slides e desenvolver, no ritmo que entender, o discurso que julgue mais adequado ao contexto onde pretende desenvolver a atividade.  LINK para o CANVA


Video da apresentação multimédia :

Em complemento, disponibiliza-se o vídeo da apresentação.